Para que a sua empresa caminhe na captação de novos clientes, precisa necessariamente conhecer a diferenças entre planejamento financeiro e estratégico

Planejamento estratégico e financeiro são termos muito usados no mundo contábil e empresarial. Mas, diferentemente do que muitos pensam, um planejamento não tem nada a ver com o outro. E a intenção deste artigo é justamente fazer essa desmistificação dos modelos de planejamento estratégico e financeiro. Confira a partir de agora tais diferenças e caminhe com mais conhecimento no proceder das suas estratégias empresariais.

A oposição entre estratégia e finanças 

Quando a ação empresarial firma-se apenas nos levantamentos de dados monetários, o planejamento ainda é único e exclusivamente financeiro, o que é um serviço que tem ficado menos em voga no mercado desde a chegada do planejamento estratégico, que traça diversos tipos de planejamento para uma empresa, de acordo com os acontecimentos e fatores diretos e indiretos do segmento em questão.

O planejamento estratégico compactua com a expansão da própria empresa e do mercado em questão, pois utiliza-se de todos os mecanismos de dados fornecidos pela contabilidade parceira do negócio para criar o melhor plano de ação personalizado à empresa.

De modo geral, o planejamento financeiro e estratégico se opõe na forma de se trabalhar, em seu mote e no seu foco específico, mas ambos caminham juntos entre si.

Processo

Para entendemos o processo que diferencia o planejamento financeiro do planejamento estratégico, basta observarmos a sequência a seguir:

  1. Orçamento anual com foco funcional, o planejamento financeiro não visa o estudo do ambiente, pois é pragmático;
  2. Planejamento baseado em previsão, tem a inclusão do planejamento financeiro de cunho plurianual para uma perspectiva mais robusta;
  3. Planejamento quando é orientado de forma externa, é feito uma análise detalhada da empresa com foco na competitividade;
  4. Planejamento estratégico, com a conjectura estratégica definida estritamente pela contabilidade, para o planejamento geral de negócio da empresa.

De modo geral, as duas primeiras categorias listadas contabilizam de forma integral as perspectivas financeiras, correspondendo, assim, apenas aos resultados monetários da empresa. Já os dois últimos passos do processo são mais amplos e, aí sim, acampam a ideia de planejamento estratégico.

Orçamento

Muitas pessoas utilizam-se do termo “orçamento” para referir-se sobre planejamento financeiro, porém, se enganam que o planejamento de finanças é algo recorrente à empresa, já o orçamento desempenha um caráter mais anual. O planejamento financeiro, no caso, tem um ponto de partida e um ponto onde quer chegar dentro dos seus estudos de desempenho e previsões estratégicas, o que, por si só, também difere-se do planejamento estratégico, que é mais amplo e minucioso.

Fale Conosco

Responda para Validar: 4 + 19 =