Gestão contábil: de que forma a sua empresa pode crescer

Seja abrindo uma nova unidade do seu negócio ou uma rede de franquias para ampliação, a presença da gestão contábil na organização é imprescindível

Tudo o que todo o empresário mais deseja é a sua empresa em expansão. Contudo, muito desses “boons” são os principais pontos de declínio da empresa. Aí fica a dúvida: o que vale mais, o equilíbrio ou o crescimento drástico com um consequente declínio drástico? Bem, embora o equilíbrio seja muito importante, estar em alta sempre é bem interessante. Com a gestão contábil como apoio à sua empresa, você tende a segurar ao máximo a fase positiva, dentro do conceito de utilização de métodos de controle de contabilidade.

Sabendo-se que há diversas formas de se trabalhar, a gestão contábil atua as suas funções dentro de uma perspectiva de gestão da empresa, com cada coisa em seu lugar e cada forma tendo um modelo específico de trabalho,

Na série de artigos que fala sobre o crescimento empresarial, abordaremos a importância da gestão contábil na forma do crescimento.

Nova unidade da empresa

É automático do empresário que pensa em expandir o seu negócio, que quando ouve falar em crescimento pensa em criar um novo empreendimento. Se há possibilidade de ter duas empresas, por que ter uma? Se tem a possibilidade de ter a terceira, porque a segunda? E assim sucessivamente… Mas toda ação e tem uma reação e a abertura de novas empresas não vem sozinho. É claro que representa, a primeira vista, um crescimento. Por outro lado, ela pode ser, também, um tiro no pé.

De forma proporcional ao crescimento, o trabalho aumentará e você precisará alinhar a sua empresa para essas mudanças. A gestão contábil, através dos dados da própria contabilidade e sistemas de gestão integrada no qual eles trabalham, entra como boa função organizacional. Muitas vezes o crescimento meteórico pode ser a principal causa do declínio e a empresa precisa estar muito atenta a isso.

A gestão contábil pode ajudar das seguintes formas:

  • O lucro tem sido proporcional ao crescimento da sua empresa?
  • Quais são as formas de crescimento da sua empresa? (Nesses casos, é bom que você se certifique com outros moldes de campanha pra obter a resposta)
  • Plano de negócios integral;
  • Pense de forma estratégica a localização da sua empresa. No momento da montagem, considere o seu público-alvo e o impacto da abertura da sua nova empresa naquele determinado local e para o fluxo de pessoas que por ali transita;
  • Sempre veja a internet como aliada e utilize de todos os recursos que ela puder lhe proporcionar.

Franquias

Ao invés de abrir filiais da sua empresa, você pode partir para uma outra vertente de crescimento, compartilhando os riscos, bem como os sucessos, franquiar. Ao abrir uma franquia, você não arcará totalmente com os riscos e investimentos, mas, sim, cederá a marca para que outra pessoa, de preferência empresário iniciante ou de pequeno/médio porte, tenha a possibilidade de crescer no universo dos negócios. Mas é importante que você franquie de forma certeira, preferencialmente com pessoas conhecidas ou de boa fama no seu modo de gerir as suas empresas.

A gestão contábil será responsável cem organizar a parte burocrática do acordo, para que as duas partes ganhem na mesma medida, mas também preste suas condições de serviço na mesma medida.

Esses são alguns cuidados que a gestão contábil têm que tomar no processo de franquia.

  • A gestão contábil tem que estar atenta no controle de qualidade do processo da empresa, para que nada venha dar brecha para que a sua empresa venha ser criticada;
  • Sempre esteja do lado dos tradicionais TI. A tecnologia da informação já deixou de ser o futuro faz tempo, e a gora é o presente do empreendedorismo;
  • Principal parte da gestão contábil em qualquer empresa é o planejamento, com a construção da dados para que todas as partes venham estar conscientes dos direitos e deveres bilaterais para a saúde da empresa.

Independentemente de franquiar ou apostar na filial, o trabalho será árduo. Não existe caminho fácil, mas existe a gestão contábil, para auxiliar a sua empresa em todos os momentos.