As mudanças relativas a reforma trabalhista estão prestes a completar um ano, saiba se o departamento pessoal da sua empresa entendeu essas mudanças

A Lei 13.467, vigorada em novembro de 2017, já deu muito o que falar. A reforma trabalhista é discutida em todas as esferas profissionais, de patrões a empresários, cada um com uma opinião diferente da outra. E quem é uma válvula de scap para que a empresa e os funcionários conversem na mesma língua, mesmo que em dialetos diferentes, é o departamento pessoal, que precisará estar a par de tudo o que é abordado nessa reforma.

Basicamente, a reforma trabalhista regulamentou algumas situações até já bem comuns em freelancers ou acordos contratuais (seja de alguns prestadores de serviço atuantes em MEI ou até mesmo em acordos verbais de produção), casos como o home office, onde o funcionário produz suas demandas em sua casa e as entrega dentro de um deadline acordado, e a jornada de trabalho intermitente, onde os funcionários trabalham apenas nos dias de maior fluxo e necessidade da empresa. Situações como a regularização da jornada 12×36 também são abordados na reforma, que flexibiliza acordos de negociação entre patrões e funcionários a margem da legislação.

Deixe o departamento pessoal da sua empresa a par dos desafios e funções em meio a reforma trabalhista, por meio deste artigo.

Desafios 

A reforma trabalhista interferiu diretamente o relacionamento entre patrões e funcionários, que tendem a discordar muito sobre as mudanças atribuídas pela legislação. Por isso, o departamento pessoal precisa estar a par para estar bem no meio dessa faixa da gaza e construir um meio termo na negociação entre a empresa e quem nela trabalha, já que a reforma trabalhista interfere diretamente na gestão pessoal da empresa, mas constrói um processo mais profissional, por sua vez.

O departamento pessoal precisará adequar a sua empresa dentro do processo da reforma trabalhista.

Recrutamento de talentos

Situações como a jornada intermitente, novidade trabalhista com a reforma, também têm seus ônus empresariais, algo que muitas pessoas duvidam. Nesses casos, estabelecimentos como restaurantes, por exemplo, podem contratar seus funcionários apenas em dias de maior fluxo, que neste exemplo são os finais de semana, para isso terá de comunicá-lo com, no máximo, três dias de antecedência.

Essa estratégia faz com que o empresário não sofra tendo que pagar funcionários em dias de baixo fluxo, onde a produção não condiz com o salário pago. Mas engana-se quem acha que isso é de todo positivo a empresa. Algumas pessoas entendem essa situação como oportunidade de ter um emprego que lhe permita criar outras oportunidades de lucro em dias ociosos, mas outros funcionários veem isso como uma ameaça aos seus empregos. É aí que o departamento pessoal deverá entrar com estratégias para tornar a empresa mais atrativa, com os funcionários entendendo que são um investimento da empresa e precisam ser bem valorizados de acordo com o trabalho produzido.

Perfis profissionais diferentes

A produção profissional é diferente umas das outras, e a sua empresa, dependendo do molde de atuação, pode adequar-se a produção desse(s) funcionário(s). Um exemplo disso é o home office, que pode agregar valor a um funcionário que tende a produzir melhor trabalhando em sua casa ou até mesmo para a empresa contratar alguma pessoa que cumpra bem suas funções, mas que tem a impossibilidade de trabalhar no mesmo ambiente físico por algum motivo especifíco.

Cabe, então, ao departamento pessoal estar sempre atento ao acordo, aos deadlines para cobrar até mais intensamente os profissionais que atuam de forma home office.

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