A importância do departamento pessoal

O departamento pessoal é o braço direito da empresa , a auxiliando no processo de gestão

  • Funções do Departamento Pessoal

departamento pessoal , como o nome do setor diz, é o responsável pelos indivíduos que compõe a empresa, ele tem como função primordial manter em ordem as questões burocráticas relacionadas aso funcionários.

Pessoas são muito diferentes entre si e o departamento pessoal precisa ter plena convicção disso para manter-se eficiente. Entretanto, os processo burocráticos geralmente são uniformes e não possuem distinções individuais.

Sendo assim, confira esse texto e saiba como funciona, dentro de uma empresa, o departamento pessoal.

  • Funcionalidades do departamento pessoal 

Documentação

Quando um funcionário agrega a equipe da empresa precisa estar com todos os documentos em ordem, checados e aprovados pelo departamento pessoal. O contrato com esse funcionário, bem como a assinatura na carteira de trabalho e a folha de ponto, informação de escalas, para que o indivíduo comece a trabalhar também vêm de responsabilidade do departamento pessoal.

O erro em qualquer uma dessas etapas pode acarretar em processos trabalhistas, do estado ou futuramente do próprio empregado.

Acompanhamento

O que não é algo esporádico, precisa, sim, ser frequente. Essa fiscalização é positiva para empresa, no que tange a comprovação do bom andamento dos processos, e ao empregado, que pode reivindicar com propriedade adicionais noturnos, horas extras etc.

Por isso, o departamento pessoal é o responsável pela montagem das escalas e entender a colocação de cada funcionário para que não venha a desmerecê-lo em sua remuneração ou também não se “engabelado” a pagar mais por um funcionário que trabalhou menos.

Prejuízo e processos judiciais são os extremos que podem chegar os erros nestes setores.

Pagamento

Para o funcionário, é a melhor hora. Para o departamento pessoal, a pior. A folha de pagamento é o terror da galera de relações públicas, pois vai além do salário, mas adentra o recolhimento do fundo de garantia, sindicato da categoria em questão, imposto de renda, INSS etc. O não cumprimento de um desses pagamentos pode gerar problemas para empresa e até mesmo para o funcionário, que muitas vezes nem tem muito a ver com a falha.

Por outro lado, todos esses pagamentos, bem como os cálculos corretos são fundamentais para que a empresa [na-cidade] tenha o controle adequado de quanto paga para o funcionário e se essa remuneração adentra os termos contratuais negociados.

Nesse caso, o departamento pessoal trabalha em conjunto com o departamento contábil ou com o escritório de contabilidade responsável pela determinada empresa. Enquanto o departamento pessoal abastece a contabilidade de informações, o setor contábil calcula todos os impostos, contribuições e pagamentos.

Gestão Pessoal

Licenças, atestado, afastamento, férias. Isso tudo desfalca uma equipe e cabe o departamento pessoal da empresa tomar as providências necessárias.

As férias precisam ser montadas dentro de um calendário onde não saia mais de um funcionário do mesmo setor. Além do mais, esse monitoramento de tempo de retorno, banco de horas etc, precisa ser feito pelo departamento pessoal que documenta todos esses processos.

Fora isso, afastamento para entrada em INSS e protocolação de atestados em arquivos ou sistemas internos da empresa também são de responsabilidade deste departamento.

Representação

É o departamento pessoal da empresa que representa a entidade junto a órgãos públicos. A emissão de arquivos que afirmam a regularidade da empresa junto a tais órgão, como Receita Federal, CIPA e o gerenciamento de registro trabalhistas, através o recebimento junto a esses determinantes órgãos públicos, fazem parte das funções do departamento pessoal .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top