Abertura de empresa : saiba como

Confira o passo a passo para a abertura da sua empresa pelos sistema MEI, ME, EPP ou LTDA

Na maioria das ocasiões, o contato inicial do cliente com o contador é quando se acontece a abertura da empresa. Isto posto, podemos ponderar que esse processo pode ser de assessoria na abertura ou do processo já com a empresa de pé.

Com isso, vamos postar tudo a cerca de abertura de empresa  para que todas as dúvidas sejam sanadas.

A primeira coisa que quem vai abrir a empresa precisa saber é que ele pode integrar três tipos de mercado: começando pelo microempreendedor individual, o MEI, que contempla o CNPJ do empreendedor de forma solitária; o ME/EPP, é de pequenas de pequeno porte, ou micro, que já contempla a contratação de funcionários, mesmo não tendo uma mega estrutura; fechando com a empresa limitada (LTDA), que precisa ser em sociedade e já caracteriza a como média/grande a abertura da empresa.Microempreendedor Individual (MEI)

Para se cadastrar, o dono do empreendimento precisa entrar no site do Portal do Microempreendedor Individual. Isso porque esse trâmite é virtual e a sua função é apenas inserir os números dos documentos que você já tem de cor, geralmente

Para abrir o MEI, os documentos necessários são: são: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, comprovante de residência do estabelecimento (caso seja diferente da sua residência pessoal), última declaração do imposto de renda, atividades que a empresa irá exercer e nome fantasia.

A importante frisar que na questão tributária, a abertura da empresa  é o valor do DAS do Simples Nacional, ou seja, 5% do salário mínimo. Isso deve-se a incentivação fiscal do governo para a abertura do MEI.

 

Por fim, é importante frisar que quem tem MEI não pode contratar ninguém.ME/EPP

Como escrevemos no início do texto, vamos diluir em dois essa modalidade, já que elas possuem processos parecidos na abertura da empresa .

Diferentemente do MEI, o ganho ultrapassa 60.000 reais anuais e podem chegar em até 3,6 milhões. Outra diferença em relação ao microempreendedor individual, é a possibilidade de contratação de funcionários através deste sistema.

Mas, como diria o sábio: “Grandes poderes requerem grandes responsabilidades”, por isso a abertura do ME requer obrigatoriamente da assessoria de um contador para a parte financeira.

A documentação para abertura da empresa pelos sistemas ME e EPP são iguais as do MEI: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, comprovante de residência do estabelecimento (caso seja diferente da sua residência pessoal), última declaração do imposto de renda, atividades que a empresa irá exercer e nome fantasia.

A diferença vem a partir daí, pois o empreendedor precisará fazer o download do requerimento empresarial da junta comercial , preencher, checar as informações, transmitir essas informações para a junta . Caso sistema for integrado com o sistema da Receita Federal, você precisará do 3.6 da Receitanet e preencher o DBE igualmente ao requerimento do empresário, o que demora cerca de dois dias para envio. Assim que for enviado, confira a assinatura do empresário antes de levar as documentações aos órgãos .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top